Sobre o projeto


O Centro Pesqueiro do Jaraguá, está localizado à beira mar, em uma importante área histórica da cidade de Maceió, ao lado do único porto do Estado de Alagoas. O Plano Diretor de Maceió (2005) determina que o bairro do Jaraguá seja uma zona de preservação cultural que tem como diretriz estímulos às atividades relacionadas ao turismo cultural e ao lazer, com a implantação de equipamentos de lazer náuticos e de pesca. Além de importante equipamento para o desenvolvimento da tradicional cadeia da pesca artesanal, o Centro Pesqueiro, possui um enorme potencial turístico buscando se tornar referência na comercialização dos produtos locais e de valorização desta importante cultura histórica e tradicional que deu origem à cidade de Maceió.

Condicionado a entrega deste equipamento público foi elaborado um projeto nomeado de PTTS. O PTTS – Projeto Técnico Social se trata do Projeto de Implantação do Setor Pesqueiro do Bairro de Jaraguá em Maceió, este projeto propõe fortalecer o eixo GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA, onde será incentivado junto aos pescadores e trabalhadores da pesca o espírito cooperativista tendo em vista as funções coletivas da grande parte dos equipamentos que serão implantados, assim como capacitar os pescadores os trabalhadores da Pesca em geral para adaptação a nova estrutura que será instalada, objetivando o desenvolvimento do setor pesqueiro, o aumento da produção e consequentemente a melhoria da renda familiar dos trabalhadores da pesca daquela localidade.

Contribuindo assim, para o fortalecimento e desenvolvimento do setor pesqueiro da Vila dos Pescadores de Jaraguá, bem como oportunizando o resgate da autonomia, identidade e da cidadania emancipada dos pescadores e trabalhadores da pesca da Vila, possibilitando assim, a melhora da qualidade de vida da comunidade.